Prótese de Glúteo ou Lipoenxertia?

  • Cirurgia Plástica

Em nosso serviço, sempre nos deparamos com a frequente dúvida, colocar prótese de glúteo ou se possível lipoenxertia glútea.

Quais são as vantagens e desvantagens da prótese glútea?
A inclusão de prótese glútea é uma arma importante do cirurgião plástico para o aumento da região glútea. É uma cirurgia rápida e segura, que dura em torno de 50 minutos. Após a alta hospitalar a paciente tem que ficar 2 semanas em decúbito ventral (fica continuamente de barriga para baixo). Após esse período é liberado para a paciente sentar. A prótese é colocada na região superior no glúteo pelo risco de lesão do nervosa, caso ela seja colocada muito inferior. Em geral o procedimento tem um certo desconforto, pois a região é muito sensível sendo necessária boas doses de analgésico. Não é adequado o uso em atletas profissionais pelo alto risco de deslocamento da prótese e nem em pessoas demasiadamente magras, pela grande chance de visualização da prótese.

Quais são as vantagens e desvantagens da lipoenxertia ?
Primeiramente temos que ter gordura para poder enxertar. Logo pacientes muito magras não se beneficiam da técnica ou ela fará muito pouca diferença. Em geral a técnica é muito prática, o fato de fazer ou não a lipoenxertia nada muda no pós operatório de lipoaspiração.A lipoenxertia é em geral indolor e fato de não ter restrição de movimento é muito apreciado. A técnica em comparção com a prótese permite que deixemos o glúteo mais redondinho, sem dar aquele efeito de glúteo mais preenchido na parte superior que algumas vezes acontece na prótese glútea.

É verdade que a lipoenxertia reabsorve depois de algum tempo?
Isso é parcialmente verdade, o que acontece é que da gordura enxertada, ao redor de 30 a 40 % é reabsorvido, porém os 60 a 70% restantes ficam permanentemente, sofrendo variações conforme varia todo o corpo, diminuindo em caso de perda de peso e aumentando caso haja um aumento de peso.

Qual a preferência em seu serviço?
Em geral em nosso serviço sempre que possível utilizamos a lipoenxertia glútea, pois em geral o pós operatório é muito tranquilo e conseguimos resultados mais naturais do que com a prótese. A região glútea é aumentada tendo um aspecto mais natural.

Dr. Luis Eduardo Barbosa

O Dr. Luís Eduardo Barbosa (CRM 9369ES) formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP–USP), em 2001, fez residência médica de Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (HC-FMRP-USP), tendo completado seus estudos de Cirurgia Plástica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), todas instituições tidas como as melhoras na área em toda a América Latina e das melhores do mundo.